O tarô de Marselha

TARÔ

11/1/2024

Cena antiga de dois marinheiros franceses jogando cartas no cais de uma cidade como Marselha
Cena antiga de dois marinheiros franceses jogando cartas no cais de uma cidade como Marselha

O Tarô de Marselha é um dos baralhos de tarô mais antigos e emblemáticos, com origens que remontam à Europa do século XV. Embora sua criação exata seja envolta em mistério, é provável que as cartas tenham evoluído a partir dos baralhos de trionfi italianos, que eram jogos de cartas populares na Itália renascentista. Esse baralho específico ficou conhecido como "de Marselha" devido à cidade francesa homônima, que, entre os séculos XVII e XVIII, se tornou um importante centro de produção de baralhos, abrigando grande número de impressoras e artesãos.

O baralho que conhecemos hoje passou por adaptações ao longo dos séculos, mas é o restauro feito pelo francês Paul Marteau em 1930 que se esforçou para manter as cores e formas originais, resultando na versão moderna do Tarô de Marselha.

As ilustrações do Tarô de Marselha são de estilo medieval, com traços simplificados, figuras simbólicas e estética rústica. Os personagens são apresentados em poses arquetípicas, sem muitos detalhes realistas. Esse estilo permite interpretações universais ao mesmo tempo em que reflete o ambiente cultural e religioso da época, com figuras emblemáticas e de fácil identificação, como reis, rainhas e cavaleiros. Usando técnicas de estêncil, em que a tinta é pressionada sobre moldes, as imagens foram criadas em blocos chapados de cores intensas. O Tarô de Marselha traz somente as cores azul, vermelho, amarelo (vivas e contrastantes), branco e preto. O verde também aparece, mas em apenas quatro cartas. As cores desse tarô têm seus próprios significados simbólicos, relevantes na interpretação:

  • Vermelho: representa ação, energia e paixão, associado ao impulso vital e à força de vontade.

  • Azul: simboliza a espiritualidade e a introspecção, representando o plano emocional e o contato com o inconsciente.

  • Amarelo: traz clareza e iluminação mental, representando o intelecto e a verdade.

  • Verde: refere-se ao crescimento, à cura e à conexão com a natureza.

  • Branco: representa pureza e verdade.

  • Preto: é usado em contornos, adicionando profundidade e contraste às imagens.

A simplicidade visual desse tarô lhe dá um efeito forte e simbólico, ressaltando os significados dos arcanos e mantendo uma aparência atemporal.

Quatro cartas do tarô de Marselha, o Mago, a Papisa, a Imperatriz e o Enamorado.
Quatro cartas do tarô de Marselha, o Mago, a Papisa, a Imperatriz e o Enamorado.